sábado, 17 de janeiro de 2015

Os principais desfiles de moda do Brasil

Eu não disse que iria postar também os principais desfiles de moda daqui do Brasil? Hahahaha, pois aqui estou eu. Então hoje, vou falar um pouco sobre as "fashion weeks" daqui do nosso país.
Se você quiser ver os principais desfile de moda do mundo, clique aqui.


No Brasil, os primeiros apontamentos de desfiles de moda surgiram nos anos 40, no Rio de Janeiro, quando Mena Fiala, uma descendente de italianos, foi trabalhar na casa de peles Canadá. Mena teve a ideia de apresentar as peles às clientes, vestidas em moças especialmente contratadas e treinadas por ela, iniciando assim os primeiros desfiles de moda do país.
A partir daí, desfiles de moda se espalharam país afora, nas principais capitais e centros comerciais brasileiros.
"Porém, foi em 1993 que Paulo Borges deu forma às semanas de moda como as conhecemos hoje: estilistas, modelos, desfiles e imprensa, semelhante aos eventos que ocorrem nas principais capitais do mundo: Nova Iorque, Londres,  Milão e Paris. Nascia a Phytoervas Fashion, embrião do SPFW."


Em 1996, a Phytoervas Fashion passou a se chamar Morumbi Fashion, uma semana de moda com quatro desfiles diários e um público aproximado de 300 pessoas. Top models como Gisele Bündchen, Ana Claudia Michels e Isabeli Fontana surgiam nas passarelas brasileiras, ao mesmo tempo em que estilistas como Ricardo Almeida, Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, ficavam conhecidos.
No ano de 2001, o evento passou a se chamar São Paulo Fashion Week (SPFW), e como as semanas de moda internacionais, o SPFW apresenta duas edições anuais: uma entre Março e Abril, com a apresentação das coleções primavera/verão e a outra entre Outubro e Novembro, com coleções de outono/inverno (a que eu fui! Leia sobre aqui). Em nível internacional, o SPFW é a quinta Fashion Week, atrás apenas de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres.


O Fashion Rio é um projeto da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em parceria com o Sebrae-RJ.
No mesmo "molde" das semanas de moda, o Fashion Rio une as grifes mais representativas do Estado, em desfiles com duas edições anuais: entre Março e Abril, para lançamento das coleções primavera/verão, e entre Outubro e Novembro, para lançamentos outono/inverno, e ele costuma acontecer após o encerramento da semana de moda de São Paulo.
Muitas marcas desfilam no Fashion Rio, mas as mais "fortes" são as de roupa de praia, como Salinas, Blueman, Osklen Praia (coleção de praia da marca Osklen) e entra outras, principalmente nos desfiles de primavera/verão, pois são de grande influência para a região, que nessa época abrange muito comércio dessas peças.


Essa é a semana de moda em Brasília, a qual é conhecida como Capital Fashion Week. Foi criada pela empresária Márcia Lima, que no ano de 2005 produziu a primeira edição do CFW, com apoio institucional do Governo do DF, do Sebrae-DF e de muitas outras associações e instituições do DF.
"O grande diferencial do CFW é a valorização da criação local, onde por meio do concurso “Novos Talentos”, jovens estilistas são descobertos. Há também a valorização das fábricas e estilistas locais de confecções, jóias, bolsas, sapatos e acessórios. Desde o seu lançamento, mais de 40 jovens estilistas foram lançados, conseguindo inclusive, oportunidades de atuação fora do Distrito Federal e até mesmo no exterior."


Gostaram de saber um pouco sobre as principais semanas de moda daqui do Brasil? 
É minha gente, Brasil também é um grande influente nesse mundo fashion!
#adoooooooooooro
Beijos




Fonte: modeloatoratriz.com.br


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!